Home > Inovação

Como funciona a extensão do Google Chrome que verifica se suas senhas vazaram

Password Checkup está conectada a um banco de dados com mais de 4 bilhões de credenciais que foram registradas como comprometidas

Da Redação

08/02/2019 às 19h00

Foto: Shutterstock

O Google lançou nesta semana uma extensão para o Chrome que verifica automaticamente se suas senhas nos serviços online vazou em algum site. A Password Checkup está conectada a um banco de dados com mais de 4 bilhões de credenciais que foram registradas como comprometidas.

Ao abrir uma página que exija informações de login, a extensão pode mudar de cor - do verde, indicando que tudo está seguro, ou vermelho, alertando de que senha usada naquele site está em risco e precisa ser alterada.

A boa notícia é que plataforma não vale apenas para os aplicativos do Google ou sites que façam uso da sua conta Google. Isso porque a checagem abrange um grande número de serviços vinculados à gigante das buscas. Além disso, a empresa garante que o programa foi construído a partir de tecnologias de criptografia que preservam a segurança e privacidade dos usuários, o que significa que suas senhas não ficam armazenadas nos servidores da companhia.

Esta é a primeira versão do Password Checkup. Isso quer dizer que o banco de dados de senhas vazadas continuará em atualização constante, segundo o Google. Você pode instalar a extensão no Chrome por meio deste link.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail