Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Com solução para AVC, startup pernambucana vence competição de saúde
Com solução para AVC, startup pernambucana vence competição de saúde
Home > Inovação

Com solução para AVC, startup pernambucana vence competição de saúde

Neurobots ganhou Prêmio Empreenda Saúde, do Grupo Everis. Exoesqueleto da startup trabalha na recuperação de pacientes que sofreram AVC

Da Redação

05/11/2019 às 15h18

Foto: Shutterstock

A startup Neurobots, de Pernambuco, foi a vencedora brasileira do 5º Prêmio Empreenda Saúde, competição de startups organizada pelo Grupo Everis. Na etapa final, a startup apresentou um exoesqueleto controlado pelo cérebro, que trabalha na recuperação de pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC). A Neurobots disputou o prêmio com outro seis finalistas. No total, 170 projetos foram inscritos na competição.

A startup deve receber um prêmio equivalente a R$ 50 mil reais, além de orientação profissional especializada da Everis. Além disso, vai representar o Brasil na Everis Talent Week, na Espanha, entre os dias 26 e 28 de novembro, evento no qual será anunciado o vencedor global do Prêmio da Fundação Everis.

Como explica a Neurobots, o exoesqueleto apresentado propicia uma prática mental, na qual o paciente imagina como se estivesse fechando sua mão afetada pela baixa movimentação, e mesmo que não consiga movimentá-la, o sistema identifica o padrão cerebral e ativa o exoesqueleto que fecha e abre a mão novamente, para que o paciente repita o processo e treine o movimento. Segundo a Neurobots, realizar este exercício por 40 minutos durante duas semanas seria capaz de aprimorar as conexões neurais de forma permanente.

Júlio Dantas, CEO da Neurobots, comenta que o prêmio foi desafiador, já que a empresa enfrentou concorrentes fortes e qualificados. “É também uma grande conquista poder defender o Brasil na competição da fundação Everis concorrendo com startups muito qualificadas de todo o mundo”, comemora Júlio Dantas, CEO da Neurobots.

Já Antonio Carlos Valente, presidente da fundação Everis Brasil, destaca que a solução apresentada pela Neurobots, pode beneficiar um número considerável de pessoas. Valente cita que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em média, 1,5 milhão de brasileiros sobrem acidentes vasculares cerebrais.

“Depois de sofrer um AVC, a pessoa passa por grandes desafios para recuperar as funções físicas e contar com o apoio de soluções criativas e eficazes como a da Neurobots, pode ser essencial para recuperar a qualidade de vida. Esta foi uma das razões para esta solução ser a ganhadora”, ressalta Valente.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio