Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Claro lidera novo ranking das melhores redes móveis levantado pela Open Signal
Claro lidera novo ranking das melhores redes móveis levantado pela Open Signal
Home > Mobilidade

Claro lidera novo ranking das melhores redes móveis levantado pela Open Signal

Segundo relatório, operadora obteve os melhores resultados em experiência de vídeo, download, upload e latência que as concorrentes TIM, Vivo e Oi

Da Redação

16/01/2019 às 20h46

Usuarios-smartphone-close.jpg
Foto:

A operadora Claro ficou em primeiro lugar em quatro das cinco categorias da nova edição do Relatório de Experiência com Rede Móvel do Brasil divulgado pela Open Signal nesta semana. O estudo, que diz respeito ao ano de 2018, avaliou o desempenho das quatro grandes operadoras que atuam no País: TIM, Vivo, Oi e Claro. Esta se saiu na frente em velocidade de download, velocidade de upload, latência e experiência de vídeo.

Já a TIM, como reporta o relatório, é a operadora que possuiu o maior alcance do 4G no Brasil, com pontuação de 78,6%, um resultado que a coloca, pelo menos, a 10% de pontos na frente das outras competidoras. Entretanto, o estudo lembra que a companhia deve enfrentar competição na categoria em breve. Isso porque mediu as maiores melhorias, até então, da disponibilidade do 4G nas redes da Claro e Vivo. Ambas tiveram um aumento de mais de 5% na pontuação nos últimos seis meses do ano passado.  De forma geral, a Oi ficou atrás em todas as categorias, enquanto TIM e Vivo se mantiveram com resultados medianos.

Experiência de Vídeo

Neste ano, a Open Signal introduziu uma nova métrica ao seu relatório para avaliar a experiência de vídeo que os usuários estão tendo em seus smartphones. Essa métrica mede a qualidade do vídeo móvel transmitido para os dispositivos, levando em consideração fatores como o tempo de carregamento, o travamento durante a reprodução e o nível de resolução suportado. 

A Claro assumiu a liderança seguida pela TIM, Vivo e Oi. Entretanto, o estudo ressalta que, em uma escala de 0 a 100 pontos, o relatório sobre o estado dos vídeos em dispositivos móveis mostrou que o Brasil está numa faixa mediana, tendo mostrado um indicativo de tempo de carregamento mais longo e frequentes paradas, em especial quando as resoluções são mais altas. A Claro obteve a classificação "Good Video Experience”.

Velocidade de download e upload

Por apresentar a velocidade de download com média mais alta de que suas concorrentes, a Claro consegue garantir uma melhor experiência em navegação. Segundo a Open Signal, a Claro obteve média de download de 18,9 Mb/s, enquanto Vivo apresentou 13 Mb/s, TIM com 10,3 Mb/s e, por fim, a Oi com 7,7 Mb/s.

Vale ressaltar aqui que as medições englobam tanto a rede 3G como 4G, diminuindo assim a média de download. Levando em conta apenas o 4G, a velocidade ofertada pelas operadoras aumenta consideravelmente: Claro com 28,1 Mb/s, Vivo com 20,9 Mb/s, TIM com 13 Mb/s e Oi, com 12,7 Mb/s.

Em relação a métrica para velocidade de upload, o ranking reproduz a mesma colocação da categoria anterior. A Claro possui a melhor velocidade, com 6,3 Mb/s, seguida pela Vivo com 4 Mb/s, enquanto a TIM fica com 3,5 Mb/s. Oi, com 2,8 Mb/s.

Latência

A latência afeta diretamente a experiência de dados móveis de muitas maneiras sutis, lembra a Open Signal em seu relatório. Trata-se de uma medida do tempo de resposta de uma rede - quanto menor a latência estiver em uma rede, melhor será a experiência em uma série de aplicativos e serviços móveis, desde a navegação na web até sobre serviços de voz sobre IP, passando pelos jogos em tempo real para vários jogadores. A Claro e a TIM, por pouco, não empatam nesta categoria. A Claro fica a frente por obter pontuação geral de latência de 68 ms e a TIM com 68,8 milissegundos.

Entretanto, a associação chama atenção para a experiência de latência obtida pelas operadoras no Brasil quando comparadas com outras no mundo, segundo ela, embora o Brasil tenha feito muito progresso na velocidade e disponibilidade de 4G no ano passado, seus tempos de resposta de 4G ainda são relativamente baixos. "Muitas operadoras em todo o mundo estão começando a empurrar suas pontuações de latência 4G abaixo da marca de 30ms para atender ao aumento do uso de aplicativos de comunicação e jogos móveis, bem como fornecer uma experiência de internet móvel mais fluida. As pontuações de latência 4G para todas as quatro operadoras brasileiras, no entanto, são mais que o dobro desse benchmark”. 

Disponibilidade

A TIM ficou em destaque neste tópico, com o maior número de municípios cobertos por 4G. A operador foi seguida pela Vivo, Claro e Oi.

Para ler o estudo completo, acesse o link.
 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site