Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Chrome 76 vai impedir que sites identifiquem navegação anônima
Chrome 76 vai impedir que sites identifiquem navegação anônima
Home > Internet

Chrome 76 vai impedir que sites identifiquem navegação anônima

Novidade pode atrapalhar modelo de negócios de veículos de mídia que dependem de paywall

Da Redação

02/07/2019 às 15h02

Foto: Shutterstock

Com previsão de lançamento para o dia 30 de julho, o Google Chrome 76 promete diversas novidades aos usuários. Além do suporte ao Flash ainda mais restrito, a nova versão do navegador vai impedir que sites identifiquem acessos por navegação anônima para usar paywall (sistema de assinatura para acesso a conteúdos restritos).

Como já é de conhecimento dos usuários, a navegação anônima traz inúmeras vantagens, principalmente quando se pensa em privacidade. As pessoas que utilizam o recurso têm menos chances de terem seus comportamentos de acesso à internet rastreados por empresas de publicidade. Apesar disso, muitos sites são capazes de driblar esse "anonimato", limitando o acesso desses usuários a muitos conteúdos e ferramentas.

Para acabar com essa prática, o Google criou uma solução. Com o Chrome 76, os sites não conseguirão detectar os acessos feitos via navegação anônima. Isso significa que portais de notícias e outras páginas da web serão impedidos de aplicar paywall e de bloquear os conteúdos que o internauta deseja acessar.

Um exemplo clássico de portal que faz uso de paywall é o The New York Times. Ao acessar o site via aba anônima, o conteúdo é imediatamente bloqueado. Na versão atual do Chrome, é possível identificar se abas privadas estão abertas por conta da API FileSystem, que fica desativada. Com a atualização, a API será modificada, evitando a denúncia das janelas anônimas.

A versão beta do Chrome 76 já está disponível para download pelo site.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio