Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Por que HBO Go e Amazon Prime Video ainda não ameaçam Netflix no Brasil
Por que HBO Go e Amazon Prime Video ainda não ameaçam Netflix no Brasil
Home > Internet

Por que HBO Go e Amazon Prime Video ainda não ameaçam Netflix no Brasil

Apesar de serem rivais de respeito, apps da HBO e Amazon ainda estão longe de ameaçar a posição do Netflix no mercado brasileiro.

Luiz Mazetto

15/12/2016 às 15h30

narcoswagner_625.jpg
Foto:

O Netflix ganhou dois rivais de respeito no Brasil neste mês de dezembro com as chegadas dos serviços HBO Go e Amazon Prime Video por aqui. Apesar disso, a empresa de Reed Hastings ainda não tem motivos para se sentir ameaça no mercado brasileiro.

Isso porque, apesar de obviamente possuírem muitas qualidades, os novos aplicativos de vídeo sob demanda da HBO e da Amazon ainda estão bastante longe do nível do Netflix no Brasil, onde o app chegou há pouco mais de cinco anos.

HBO Go

Com um catálogo sensacional, com mais de 2 mil títulos, incluindo séries originais badaladas como Game of Thrones, Família Soprano, Westworld, The Wire, o serviço de streaming da HBO também significa o fim da dependência dos pacotes de TV a cabo para assistir às produções do canal americano – já que funciona de maneira independente e exige apenas um pacote de Internet rápido.

No entanto, mesmo sendo um dos lançamentos mais esperados de 2016 por aqui, já que tinha sido anunciado pela própria rede de TV no fim do ano passado, a chegada do HBO Go ao mercado brasileiro ainda não ameaça o Netflix por dois simples motivos.

hbogobrasil_625.jpg

O primeiro deles é o preço, já que o serviço de streaming da HBO desembarcou por aqui com mensalidade fixa de 34,90 reais, bem mais do que os 22,90 reais por mês do plano padrão HD do Netflix e do que os 3 dólares (10 reais) que o Amazon Prime Video custará a cada 30 dias nos seus seis primeiros meses no mercado brasileiro.

O outro grande problema é a disponibilidade limitada do serviço, que ainda está em projeto piloto. Por enquanto, apenas assinantes da banda larga fixa da Oi nos estados de ES, MS, BA e DF – ainda não há uma previsão concreta de quando o HBO chegará a mais estados e operadoras pelo Brasil.

Amazon Prime Video

Lançado nesta semana por aqui, o mais novo serviço de streaming de vídeo do mercado brasileiro traz alguns pontos bastante positivos, como o preço promocional de 10 reais mensais nos seis primeiros meses e a presença de séries originais premiadas e muitos filmes e seriados cult no catálogo.

Apesar de ainda pequeno, já que não chega nem perto do catálogo oferecido pelo Netflix atualmente no Brasil, a oferta do Prime Video traz programas exclusivos como as séries originais premiadas Transparent e Mozart in the Jungle, além de todas as temporadas de Seinfeld e outros títulos como Mr. Robot, Warriors, A Garota de Rosa Shocking, O Poderoso Chefão, Jovens, Loucos e Rebeldes, Picardias Estudantis, Chinatown, Bebê de Rosemary, Medo e Delírio em Las Vegas, entre outros.

amazonprimevideobrasil_625.jpg

Mas o serviço da Amazon, que passará a ter mensalidade de 6 dólares (cerca de 20 reais) no meio de 2017, ainda precisa melhorar muito para chegar perto do Netflix. Para começo de conversa, o catálogo ainda é bastante limitado e possui poucos programas que possam valer o investimento após esse período promocional de seis meses.

Outros problemas que valem destacar são a interface ainda bastante difícil de navegar, podendo tornar confusa a busca por conteúdo no Prime, e o fato de muita coisa no app e no site ainda estar em inglês, incluindo alguns filmes e séries que ainda nem possuem legendas em português do Brasil. 

Sem esquecermos, é claro, da cobrança em dólares, um problema que a Apple até hoje não corrigiu por aqui com as suas plataformas de música, apps e vídeo.

Vantagens do Netflix

Disponível em praticamente todas as plataformas e com muitas formas de pagamento, incluindo até cartão de débito e boleto bancário, o Netflix conta hoje com um catálogo que faz pouquíssima gente questionar o valor da mensalidade pago – que é bem mais baixo do que o do HBO Go e será igual ao do Amazon Prime Video daqui a alguns meses.

Além dos seus muitos conteúdos originais de sucesso, como os seriados House of Cards, Orange is the New Black, Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones, Narcos, The Crown, Black Mirror (terceira temporada, foto abaixo) e Stranger Things, entre outros, o serviço também vem melhorando bastante a sua oferta de filmes mais novos e de também de alguns dos títulos mais importantes e clássicos do cinema.

blackmirror_625.jpg

Pode ser que em 2017, com a expansão da HBO Go para mais operadoras e estados brasileiros e uma boa melhoria no catálogo e na interface do Amazon Prime, o Netflix realmente passe a se preocupar com as plataformas rivais. Mas até lá, o serviço vai reinar soberano quando o assunto é streaming de vídeo.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site