Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Celular roubado ou perdido no Carnaval? 5 coisas que você precisa saber
Celular roubado ou perdido no Carnaval? 5 coisas que você precisa saber
Home > Mobilidade

Celular roubado ou perdido no Carnaval? 5 coisas que você precisa saber

Como registrar o boletim de ocorrência e como rastrear o seu aparelho? Separamos um guia básico com o passo a passo do que fazer

Da Redação

03/03/2019 às 14h03

Foto: Shutterstock

Para além da perda financeira, ter um smartphone furtado ou perdido representa também a perda de nossas informações. Afinal, nossos telefones guardam toda a nossa vida digital - fotos, e-mails, redes sociais, internet banking, dados bancários em aplicativos cotidianos e afins.

Durante o Carnaval, quando a aglomeração de pessoas é maior nas ruas, o número de ocorrências de furtos e perdas de celulares tende a aumentar. Mas caso isso você tenha o seu aparelho subtraído, quais são os passos que você deve tomar? Separamos aqui um guia para minimizar os transtornos.

Registre o boletim de ocorrência

Caso o seu celular tenha sido roubado ou furtado, a primeira coisa a ser feita é buscar uma delegacia ou registrar o Boletim de Ocorrência online. Através dos sites das Polícias Civis locais, todos os estados do País e o Distrito Federal (com exceção do Acre e Roraima) permitem o registro do B.O. pela internet. O documento virtual, onde você deve informar toda a ocorrência do crime, tem o mesmo valor legal da versão física.

Como rastrear o seu aparelho

Aparelhos Android e iOS possuem recursos que permitem identificar a localização dos mesmos em um mapa. Vale lembrar que esta função só funcionará caso esteja habilitada previamente e, claro, se o aparelho estiver conectado. Para donos de iPhone, o recurso Buscar Meu iPhone fará o trabalho, uma vez que está integrado ao iCloud. Já no Android, o Encontre meu Dispositivo usará as credenciais da sua conta Google para encontrar o seu smartphone. Essa técnica é, principalmente, válida para usuários que perderam seus telefones, uma vez que não é indicado se dirigir por conta própria ao local onde o aparelho aparenta estar caso ele tenha sido furtado. Em todo caso, essa informação pode ser comunicada à polícia.

Bloqueie o seu telefone com a operadora

Entre em contato com a sua operadora e solicite o bloqueio do número de IMEI (Identificação Internacional de Equipamentos Móvel). Este número pode ser encontrado na caixa do aparelho. Ao bloquear o número de IMEI o aparelho não realizará mais ligações e deixará de acessar os dados móveis, ou seja, o dispositivo não terá mais utilidade.

Como bloquear ou apagar o telefone remotamente

Ainda é possível bloquear ou apagar todas as informações do seu smartphone de forma remota utilizando o iCloud ou o Encontre Meu Dispositivo. Também é possível apagar todas as informações do dispositivo e restaurá-lo às configurações de fábrica. Suas informações serão perdidas, no caso, mas ninguém poderá acessá-las.

Acione o seguro

Caso você possua um seguro para o seu aparelho, acione a seguradora para informar o ocorrido. Para isso, você deverá ter o boletim de ocorrência em mãos, pois a seguradora irá solicitá-lo.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site