Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético no segundo trimestre de 2019
Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético no segundo trimestre de 2019
Home > Internet

Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético no segundo trimestre de 2019

Estudo revela que ataques com Trojan são os mais comuns

Da Redação

09/08/2019 às 13h03

Foto: Shutterstock

Em apenas três meses, o Brasil já sofreu 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (08) pela Fortinet, empresa de segurança digital.

O levantamento detectou que o Brasil segue entre os líderes mundiais de vítimas de ataques na internet. Esta é a primeira edição do estudo e, por esse motivo, não há como comparar resultados com o ano anterior.

Cerca de 33% dos malwares analisados no Brasil são vírus do tipo Trojan, malware leve, mas que pode passar despercebido, pois ele é instalado dentro de um arquivo convencional e, caso o usuário resolva abrir, o malware se instala na máquina e abre portas de comunicação com o hacker. Normalmente, esse tipo de vírus é um dos primeiros passos de um ataque maior.

Para Frederico Tostes, vice-presidente de vendas da Fortinet, o levantamento mostrou que ameaças cibernéticas estão crescendo em um ritmo preocupante, pois estão cada vez mais sofisticadas. "A questão não é mais 'o que fazemos se sofrermos um ataque cibernético?', mas 'o que fazemos quando sofremos um ataque cibernético?'", diz.

O estudo identificou também, em segundo lugar, o malware CoinHive, usado por atacantes para minerar criptomoedas no computador de vítimas, enquanto o Trojan Doublepulsar ficou em terceiro lugar durante o mesmo período.

Fonte: Reuters

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site