Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Baidu amplia liderança sobre o Google no mercado chinês de buscas na internet
Baidu amplia liderança sobre o Google no mercado chinês de buscas na internet
Home > Internet

Baidu amplia liderança sobre o Google no mercado chinês de buscas na internet

Além do portal norte-americano, Yahoo e Bing também apresentaram fraco desempenho em pesquisas na web, aponta estudo.

Por IDG News Service

23/02/2010 às 9h05

Foto:

O Google perdeu participação no setor pesquisa na web na China para o rival Baidu.com no ano passado, assim como o Yahoo também viu sua fatia no mercado diminuir e o Bing provou ser impopular no país, de acordo com a consultoria iResearch.

O Google respondeu por 18,9% das buscas na internet realizadas na China em 2009, enquanto  a empresa  chinesa Baidu obteve 76%, aponta uma pesquisa da iResearch. Ainda segundo a consultoria, a participação do portal americano caiu 1,8 ponto percentual em 2008. O Baidu, por sua vez, reforçou a sua posição dominante, com uma subida de 2,8 pontos.

O futuro do Google no país asiático ainda é incerto após a companhia reiterar no mês passado a intenção de parar com a censura nos resultados em seu mecanismo de busca na China, mesmo que isso significasse o banimento de suas atividades na região.

A empresa disse que mantém conversas a esses respeito com as autoridades chinesas, já que o Google.cn ainda censura resultados de pesquisa de temas sensíveis, como aqueles que se relacionam com líderes políticos oposicionistas.

Em relação ao Yahoo China, controlado pelo grupo chinês Alibaba, sua participação no setor de buscas caiu mais ainda em 2009, de 1% (2008) para 0,3%, apontou o estudo. Já o Bing representou apenas 0,4% das pesquisas.

A consultoria Analysys International prevê que o valor de mercado de buscas pela web na China atinga este ano os 10 bilhões de yuans (1,46 bilhão de dólares).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site