Home > Mobilidade

Avast lança app móvel para Android que livra até 2 GB de armazenamento

Novo app elimina dados indesejados e restos de arquivos para restaurar com segurança espaço na memória do dispositivo móvel

Da Redação

28/06/2015 às 11h22

lego limpeza .jpg
Foto:

A Avast Software, fabricante software de segurança para dispositivo móvel e PC, está lançando um aplicativo móvel para gerenciar espaço de armazenamento de dispositivos móveis com sistema operacional Android, o Avast Cleanup. O app, garante a companhia, ajuda a liberar até 2GB de espaço para armazenamento, sem "trapacear" o usuário indicando a remoção de produtos concorrentes.

O Avast Cleanup funciona a partir da verificação de todos os aplicativos do sistema e da identificação de dados sem importância ou supérfluos que podem ser eliminados. Tais dados supérfluos aparecem geralmente como arquivos usados na instalação dos aplicativos e que não são eliminados após a ativação do app, dados residuais, miniaturas e aplicativos ocultos. 

Além disso, muitas aplicações populares, como Facebook e Instagram, por exemplo, inflacionam significativamente seu tamanho de download original ao acumular "lixo" durante o uso regular. Testes da Avast mostram que alguns dos aplicativos mais populares para Android têm seu tamanho aumentado exponencialmente durante uma semana de uso intenso O Facebook, por exemplo, cresce dos 36.7MB ao ser instalado para 153MB depois de uma semana. Já o Flipboard  sai dos originais 12.6MB  para 71.1MB, e o Google Maps avança dos 23.21MB  iniciais para 68.8MB.

O Cleanup conduz o usuário pela verificação dos dados acumulados e sugere a eliminação daqueles que estão em excesso, sem prejudicar a funcionalidade do aplicativo. Para maximizar a capacidade de armazenamento, o Avast Cleanup pode ser sincronizado a contas de armazenamento em nuvem dos usuários, para que eles possam administrar seu dispositivo de armazenamento sem ter de apagar dados valiosos. O aplicativo é compatível com o Dropbox e ajuda o usuário a criar uma conta no serviço, caso não tenha.

O Avast Cleanup opera em dois modos: Safe Cleaner e Advanced Cleaner. O Safe Cleaner é um scanner personalizável que identifica rapidamente dados sem importância para remoção instantânea. O Advanced Cleaner roda em paralelo com o Safe Cleaner, mapeia o dispositivo de armazenamento e dá uma visão geral de todos os arquivos e aplicativos que ocupam espaço. Ele localiza aplicações inflacionadas ou não utilizadas, organiza os arquivos por tipo, tamanho, uso ou nome, assim os usuários podem permanentemente remover arquivos e liberar espaço de armazenamento.

Avast Cleanup está disponível no Google Play e é gratuito: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.avast.android.cleaner

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail