Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Associação de podcasters fecha acordo com Ecad por músicas em programas
Associação de podcasters fecha acordo com Ecad por músicas em programas
Home > Internet

Associação de podcasters fecha acordo com Ecad por músicas em programas

São Paulo – Inscritos na Associação Brasileira de Podcasters pagarão RS$ 37,49 mensais para regularizar execução de músicas em podcasts.

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

15/05/2008 às 17h14

Foto:

A Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) anunciaram acordo para permitir que usuários possam colocar músicas dentro de seus podcasts pagando taxas devidas de direitos autorais.

O acordo, anunciado nesta quarta-feira (14/05) no blog do podcaster profissional e fundador da ABPod, Billy Umbrella, prevê que qualquer responsável por podcast pague uma Unidade de Direito Autoral (UDA), atualmente avaliada em 37,49 reais por mês.

>Ouça o Podcast IDG Now! com entrevistas sobre TI

O valor é o mesmo pedido pelo mesmo Ecad para blogs que usam MIDs como música de fundo.

O pagamento da taxa mensal prevê execução ilimitada de músicas completas em podcasts pessoais ou profissionais, afirma Umbrella, que iniciou negociações com o Ecad antes mesmo da criação da associação de podcasters.

"No começo, queriam que os podcasters pagassem 50 UDAs por mês. Expliquei que muita gente fazia podcasts em casa e que ninguém ganha dinheiro com isto", explica.
++++
A formação da ABPod, que atraiu cerca de 60 podcasters aptos a pagar uma taxa mensal, deu força ao grupo frente ao Ecad, que decidiu pelo pagamento de apenas uma UDA, unidade de medida usada pelo Ecad para pagamentos de direitos autorais.

Podcasters aptos a pagar a mensalidade para a reprodução de músicas deverão se filiar à ABPod e baixar, a partir do blog de Umbrella, o arquivo de filiação à Ecad, para que o órgão envie o boleto mensal eletrônico com a cobrança.

O acerto com podcasters é a mais recente movimentação do escritório na internet. Em janeiro de 2007, após reajustar sua tabela de UDAs, o órgão conversou com portais para negociar o pagamento de direitos autorais referentes a serviços de rádio online.

Em setembro, foi a vez do Google Brasil fechar acordo com o Ecad para regularizar a execução de músicas no serviço de compartilhamento de vídeos YouTube.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site