Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Apps maliciosos para CNH Digital e IPVA 2019 infectam aparelhos Android
Apps maliciosos para CNH Digital e IPVA 2019 infectam aparelhos Android
Home > Internet

Apps maliciosos para CNH Digital e IPVA 2019 infectam aparelhos Android

Especialistas da Kaspersky Lab identificaram cinco variantes destes apps na loja oficial do Google

Da Redação

06/02/2019 às 14h05

Foto: Shutterstock

Cibercriminosos têm, cada vez mais, procurado diferentes maneiras de atraírem vítimas. Desta vez, eles estão utilizando o fato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ter também a opção digital para criarem uma versão falsa do app e induzirem os usuários a baixá-lo, alertou a empresa de cibersegurança Kaspersky Lab. Além disso, os especialistas também identificaram outros dois apps com o nome de IPVA para, supostamente, o usuário conseguir efetuar o pagamento. Ao todo, foram vistas cinco variantes falsas utilizando ambos os nomes na Play Store, loja oficial do Google para smartphones Android, e que já foram baixados mais de 17 mil vezes.

Segundo a Kaspersky, estes aplicativos estão na loja oficial desde dezembro do ano passado e foram publicados com o nome do “Ministério da Tecnologia”. “Cibercriminosos brasileiros escolheram um tema de interesse público: a adoção da carteira de motorista digital para ganharem dinheiro de forma ilícita e distribuir aplicativos falsos e sem utilidade”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. “Um adware consome banda de internet, bateria, além de dar para o dono da versão fraudulenta o direito de executar scripts no aparelho do usuário, que poderão inclusive minerar criptomoedas”, finaliza.

Ainda de acordo com Assolini, será apenas exibido instruções de como obter a CNH digital junto ao site do DETRAN e efetuar o pagamento do IPVA nos sites oficiais. Porém, uma vez instalados nos smartphones, será ativado um adware, que exibirá propagandas de forma invasiva e sem a permissão do usuário. Neste caso, adware, discadores automáticos e outros são programas maliciosos que podem ser utilizados por invasores para danificar o dispositivo do usuário ou explorar dados pessoais, não tendo nenhuma utilidade prática.

Fique atento - A Kaspersky Lab recomenda que os usuários sempre acessem o site oficial das empresas e busquem informações sobre a versão correta das plataformas de cada marca a ser baixada. No caso da CNH Digital, ele pode ser encontrado na PlayStore a partir do site do SERPRO.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site