Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
App falso do FGTS para Android bombardeia usuário com anúncios intrusivos
App falso do FGTS para Android bombardeia usuário com anúncios intrusivos
Home > Internet

App falso do FGTS para Android bombardeia usuário com anúncios intrusivos

Segundo alerta da Kaspersky, app 'Saque FGTS – Nova Regra' contava com mais de 100 mil downloads quando encontrado

Da Redação

07/10/2019 às 8h43

Foto: Shutterstock

Pesquisadores da Kaspersky identificaram um app falso cujo objetivo era enganar indivíduos interessados em sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que está disponível para saque desde o dia 13 de setembro. O app para Android se encontrava disponível na Google Play.

De acordo com a empresa de segurança digital, o aplicativo “Saque FGTS – Nova Regra” era um adware. Ao baixá-lo, a vítima recebe uma enxurrada de anúncios intrusivos. A empresa denunciou a existência do app ao Google que, quando analisado pela empresa, contava com mais de 100 mil downloads.

Segundo o levantamento Panorama de Ameaças na América Latina da Kaspersky, quase metade das top 10 ameaças móveis são deste tipo. No total, a região recebe seis tentativas de ataque de malware móvel por minuto. O Brasil é o país mais atacado.

Fabio Assolini, pesquisador de segurança da Kaspersky, identificou também um aumento de 100% no mês em que o governo anunciou a liberação do saque de R$ 500. “Em média, estamos bloqueando 13 mil ataques de phishing por dia com o tema”, destaca Assolini.

O pesquisador explica que para realizar os ataques, os cibercriminosos investem em registrar os domínios com nomes parecidos com o site verdadeiro, na tentativa de parecer mais real, fazendo com que elas acreditem que estão em um site legítimo, quando na verdade o site que estão visitando foi criado por um criminoso.

“Sempre recomendamos aos usuários ficarem atentos aos canais oficiais das empresas. Nesse caso, o banco que realiza a liberação do saque está divulgando dicas de segurança de como costumam entrar em contato, quais informações são solicitadas e quais não e, inclusive, qual é o nome do app oficial. A atenção precisa ser redobrada quando o assunto envolve grandes temas como este”, conclui Assolini.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio