Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
AMD ganha participação de mercado da Intel no 1º trimestre de 2009
AMD ganha participação de mercado da Intel no 1º trimestre de 2009
Home >

AMD ganha participação de mercado da Intel no 1º trimestre de 2009

São Francisco - AMD atinge 22,3% de participação no mercado global de chips, enquanto a Intel perde espaço, mas conta com 77,3%, informa a IDC.

IDG News Service/EUA

12/05/2009 às 8h37

Foto:

A fabricante de microprocessadores Advanced Micro Devices (AMD) superou a concorrente Intel em vendas de chips no primeiro trimestre de 2009, informou a consultoria International Data Corporation (IDC) nesta terça-feira (12/05).

Após cinco trimestres de quedas consecutivas, a AMD se recuperou alcançando uma participação de 22,3% nas vendas mundiais de chips durante o primeiro trimestre do ano - alta de 4,6% em um ano. Enquanto isso, a Intel perdeu 4,7% de sua participação de mercado, mas continua dominando o setor com 77,3% de presença compara a IDC.

Mundialmente, as vendas de microprocessadores caíram 13% em relação ao primeiro trimestre de 2008, somando 65 milhões de unidades comercializadas nos primeiros três meses de 2009.

A AMD ganhou espaço com uma oferta de preços mais vantajosa em relação à concorrente, avalia Shane Rau, diretor de pesquisas da IDC. As vendas da AMD cresceram 13% no primeiro trimestre, enquanto a Intel apresentou uma queda de 16% em chips comercializados.

A queda no resultado da Intel se deve, em parte, ao congelamento das compras dos distribuidores para reduzir estoques, especialmente do microprocessador Atom para netbooks - versões mais portáteis e simplificadas dos notebooks. As vendas do Atom caíram 33% nos primeiros três meses do ano, de acordo com a IDC.

No mercado de processadores móveis, a AMD ganhou 15% de participação, passando a deter 4,7% do segmento. Em desktops, a empresa aumentou em 3,8% sua participação, alcançando 29,8% do mercado.

A Intel registrou queda de 89,1% para 84,3% em participação no mercado de processadores móveis, no primeiro trimestre, e perdei 3,9% na área de chips para desktops.

A AMD perdeu espaço em servidores e estações de trabalho (workstations) com uma queda de 1,2% em participação. A queda representou o ganho da Intel no primeiro trimestre - a empresa conta com 89,3% deste mercado.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site