Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Alerta: novo golpe no WhatsApp promete recurso falso de retrospectiva
Alerta: novo golpe no WhatsApp promete recurso falso de retrospectiva
Home > Internet

Alerta: novo golpe no WhatsApp promete recurso falso de retrospectiva

Campanha maliciosa promete relembrar conversas e fotos enviadas no app, mas acaba levando usuário a baixar programa que rouba dados

Da Redação

20/12/2018 às 19h49

whatsapp_-_app.jpg
Foto:

Cibercriminosos estão aproveitando o clima de nostalgia de final de ano para lançar um novo golpe mirando usuários do WhatsApp. A campanha maliciosa detectada pela Kaspersky Lab é lançada em uma mensagem que promete uma retrospectiva do WhatsApp 2018. O recurso funcionaria como uma memória, capaz de mostrar as fotos enviadas, status e conversas e que é muito visto em outras redes como o Facebook e Instagram.

Ao acessar o link, o usuário é direcionado para a seguinte página:

golpe whatsapp-2

Ao compartilhar a mensagem com seus contatos, o usuário é direcionado para um site malicioso que irá informá-lo de supostos problemas no aparelho, convidando-o a baixar a solução.

golpe whatsapp-3

Esta página imediatamente oferece a instalação do aplicativo “App de Segurança WhatsApp”, hospedado na loja oficial do Android, a Play Store. O mesmo desenvolvedor também publicou um app falso com a marca Vivo, que promete internet grátis.

Segundo a Kaspersky Lab, o “App de Segurança WhatsApp” teve mais de 100 instalações, enquanto o “Vivo Internet Grátis” teve até o momento 50. A questão é que ambos são maliciosos e podem, entre outras coisas, roubar os dados da vítima ao serem instalados no smartphone.

“Golpistas já se deram conta que golpes disseminados via WhatsApp têm um alcance gigantesco, pois em pouco tempo chega até milhões de usuários. Mesmo as limitações mais recentes adotadas pelo WhatsApp não são capazes de bloquear a disseminação orgânica dessas mensagens falsas. Tal capilaridade já está sendo usada para propagar apps maliciosos desenvolvidos no Brasil para infectar smartphones Android e com a finalidade de roubar dados financeiros”, afirma Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky Lab no Brasil.

A companhia pode detectar o golpe por por meio de produtos da Kaspersky Lab com o veredito Trojan.AndroidOS.Agent.us.

O que fazer para se proteger

Não clique em links: principalmente os recebidos de desconhecidos, nem em links suspeitos enviados por seus amigos via redes sociais ou e-mail. Eles podem ser maliciosos, criados para baixar malware em seu dispositivo ou para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário;

Mantenha sempre atualizado sua solução de segurança para não cair nesse ou em outros golpes de cibercriminosos.

Esse ataque já está sendo bloqueado por todos os produtos da Kaspersky Lab, como o Kaspersky Total Security para multidispositivos. Até o momento, a campanha só foi vista no Brasil.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site