Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
AI debate subsídio de pré-escola com humano
AI debate subsídio de pré-escola com humano
Home > Inovação

AI debate subsídio de pré-escola com humano

Resultado impressiona pela qualidade de argumento e riqueza na elaboração das frases

Vitor Cavalcanti*

12/02/2019 às 9h01

AI debate
Foto: Vitor Cavalcanti

O que você faria se fosse convidado para um debate ou painel sobre qualquer assunto e, ao chegar ao local, descobrisse que o oponente não era uma pessoa, mas um sistema de inteligência artificial? Ficaria surpreso? Não deveria. Pelo menos esse é o recado que a IBM passou em San Francisco (EUA), quando colocou o chamado Project Debater, um sistema de debate baseado em inteligência artificial Watson, para um debate ao vivo com Harish Natarajan, um campeão de debates e chefe de risco econômico da AKE International.

A conversa, mediada por outro especialista no assunto, o premiado jornalista norte-americano John Donvan, da Intelligence Squared US, girou em torno de um tema não tão simples: o subsídio da pré-escola, independentemente do país, tipo de sociedade, situação econômica, ou qualquer outro fator. Ambos os lados tiveram o mesmo tempo para se preparar e atuaram em três momentos: argumentação, réplica e conclusão.

Embora a articulação das palavras de Natarajan seja complicada de bater neste momento, o que se assistiu foi a um show de argumentos e elaboração de frases complexas que chega sim a causar medo. Como é possível? Esse tipo de tecnologia e, no caso, a da IBM, vem avançando tão rapidamente nos últimos anos que, em pouco tempo, seria possível atuações mais complexas e sem paradas para a fala do mediador que, em diversos momentos, se alongou e interagiu com convidados especiais, antes de passar à próxima ação.

O sistema do Project Debater foi desenvolvido para debater questões complexas utilizando uma combinação de pesquisas pioneiras desenvolvida por pesquisadores da IBM, incluindo: compreensão auditiva, modelação de dilemas humanos e discursos falados e escritos baseados em dados. Ao final, coube ao público escolher quem tinha sido o vencedor da conversa.

A mediação que deu vitória ao debatedor humano foi calculada da seguinte forma: antes de começar o debate as pessoas tiveram de responder se eram contras, favoráveis ou indiferentes ao subsídio da pré-escola. Ao final, deveriam responder novamente e também qualificar os debatedores quanto à argumentação. Como mais pessoas mudaram de opinião pendente para o lado defendido por Natarajan, contrário ao subsídio, ele levou a vitória. Mas a maioria entendeu que ambos estavam em níveis parecidos de argumentação.

“Impressiono a quantidade de dados e a habilidade de contextualizar”, comentou Natarajan ao final do debate. “Ouvi boas frases, tudo bem contextualizado. E isso mostra que podemos usar em diversas aplicações, com potencial imenso.” A grande questão nessa demonstração nem era o ganhar ou perder em si, mas a qualidade do debate e todas as possibilidades que surgem a partir de algo dessa magnitude. E isso até mesmo a mandatária máxima da IBM deve concordar, afinal, durante todo o debate, Ginni Rometty, CEO, presidente e chairman da IBM, era só sorrisos na plateia. E aí, você encararia esse debate?

*O jornalista viajou a San Francisco a convite da IBM

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site