Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
7 habilidades que profissionais e empreendedores do século 21 deveriam ter
7 habilidades que profissionais e empreendedores do século 21 deveriam ter
Home > Inovação

7 habilidades que profissionais e empreendedores do século 21 deveriam ter

Empreendedor Andre Castro lista as habilidades que profissionais precisam desenvolver para fazer diferença no mercado de trabalho

André Castro*

06/04/2019 às 11h49

Foto: Shutterstock

Estamos atravessando momentos de mudanças rápidas e significativas, conhecido como modernidade líquida por conta do pensamento do sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman, onde tudo é muito dinâmico e veloz. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças dos dias de hoje vão trabalhar com atividades que ainda não existem quando crescerem. É válida também ressaltar que do ano 2000 para cá, 50% das 500 maiores empresas da Revista Fortune desapareceram.

E você, como se vê dentro desse quadro? Sente-se preparado para fazer a diferença no mercado?

Segundo a CEO da IBM, Ginni Rometty, é muito importante para o futuro das empresas, contratar profissionais com base em suas habilidades ao invés de apenas analisar seu currículo e diploma. Por esta razão, algumas características, ao meu ver, são fundamentais para que o profissional do século 21 sobreviva e faça a diferença alcançando, assim, o seu sucesso. Confira.

Motivação: A motivação é o combustível que impulsiona os talentos e muitos são perdidos pela falta dela e deve ser alimentada diariamente. Ser um profissional motivado é estar sempre em busca de seus sonhos e objetivos, independentemente dos obstáculos à sua frente.

Felicidade: Segundo Tony Robbins, escritor e palestrante norte americano, "sucesso sem felicidade é fracasso". Para que você seja realmente feliz e atinja o seu sucesso é fundamental amar o que faz, caso contrário você simplesmente irá desistir, assim como dizia Steve Jobs, fundador da Apple. Portanto, procure se autoconhecer para descobrir seu verdadeiro talento.

Conhecimento: Para Albert Einstein, a única coisa que ninguém tira de você é o seu conhecimento. Para fazer a diferença é fundamental ter conhecimento e especialização dentro da sua área. Tudo o que não está expandindo está encolhendo e o mesmo acontece com o seu cérebro. Só com conhecimento adequado o profissional terá condições de argumentar, ter pensamento crítico e criativo.

Empreendedorismo: Profissionais com perfil autônomo e de liderança são cada vez mais requisitados nas empresas por possuírem iniciativa e visão de longo prazo. É o chamado intraempreendedorismo, a capacidade de empreender dentro da organização. O profissional empreendedor olha a organização como um todo, onde os processos têm relação entre si e nada é isolado. Características importantes: tomar decisões, assumir riscos e desenvolver relacionamentos, valiosas para gestão de pessoas e ajuda ao próximo. Pesquisas mostram que 30% dos problemas das empresas são de ordem técnica e 70% causados pelas pessoas, pois em algum momento do processo elas não estavam comprometidas na busca pela excelência.

Pensamento Crítico: Identificar os prós e contras, argumentar e pensar antes de fazer, ao invés de entrar no modo automático. Para tanto, demais habilidades como a busca do conhecimento, comprometimento e motivação, são fundamentais.

Resiliência: Capacidade de suportar o estresse e adversidades sem alterar seus objetivos e processo de decisões. A resiliência se apresenta como uma das mais promissoras das competências e diferencial competitivo, pois proporciona ao profissional tolerância para mudanças e tendência para inovação em momentos difíceis e de crise. Pessoas decididas e com objetivos claros saem na frente. São características do profissional resiliente: o controle emocional, alegria e autoestima. Como também, grande capacidade para solucionar problemas.

Criatividade e Inovação: A criatividade é o passo anterior à inovação. Todos têm a capacidade de criar novas ideias, porém é necessário execução. Independentemente da área de atuação, todos têm capacidade de aprender a usar a criatividade, uma vez que ela não é fruto de talento, mas sim de treino. Toda mudança ocorrida no mundo foi fruto de uma ideia que começou a ganhar corpo à medida em que saia do papel, iniciando aí o processo de inovação. A criatividade é característica do profissional resiliente que com sua capacidade de solucionar problemas, busca, na criatividade, o melhor caminho.

Finalizando nosso artigo, é fundamental saber qual o seu real objetivo e assim desenvolver e trabalhar as suas habilidades. Segundo Albert Einstein, há uma força mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade. Então continue em frente e sucesso.

*Andre Castro é dentista com especialização em odontopediatria e MBA em gestão em planos de saúde. Como empreendedor, fundou e dirigiu a operadora de planos odontológicos Oral Clean. Como palestrante, uniu suas experiências para ajudar a transformar vidas através de suas palestras sobre superação, entusiasmo e qualidade de vida

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio