Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
60% dos brasileiros estão com plano de celular errado, aponta Proteste
60% dos brasileiros estão com plano de celular errado, aponta Proteste
Home > Mobilidade

60% dos brasileiros estão com plano de celular errado, aponta Proteste

Segundo levantamento da associação, maioria dos brasileiros contrata plano com pacote de dados maior do que precisam

Da Redação

14/04/2019 às 9h53

Foto: Shutterstock

Diante de tantas opções ofertadas, escolher um plano de telefonia celular não é tarefa fácil. Trocar de plano pode parecer ainda mais complicado. A Proteste, Associação de Defesa do Consumidor, lembra que para escolher a opção mais econômica, é necessário conhecer seu perfil de consumo e suas prioridades, e, assim, conseguir identificar qual plano oferece o que você precisa.

Segundo a associação, 60% dos brasileiros não consomem todo o plano de telefonia contratado, ou seja, contratam um plano com pacotes de dados de internet maior do que o que precisam e, por isso, acabam gastando bem mais.

Pesquisa da Proteste e do aplicativo Meu Plano, que monitora as tarifas das operadoras, analisou 96 planos, incluindo pré-pagos, pós-pagos e controle das principais operadoras nacionais para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo.

Os planos foram divididos de acordo com os perfis de consumidores, sendo eles:

Pouco Conectado: usa o celular para realizar ligações convencionais, usa pouco a internet móvel e aplicativos de mensagens;

Conectado: o serviço que mais usa é justamente o pacote de dados, prefere falar pelos aplicativos de mensagens e só usa os minutos de ligação se precisar para conversas mais longas;

Muito Conectado: não vive sem internet, usa aplicativos de mensagens para se comunicar, é heavy user de redes sociais e, se puder, não usa o celular para fazer ligações;

Super Conectado: também está na web o tempo todo e não se importa em gastar com conta de celular desde que o pacote de dados permita, inclusive, usar a conexão do celular como banda larga móvel. Este perfil é identificado somente na modalidade de plano pós-pago.

Os valores apresentados nos resultados se referem principalmente aos planos na modalidade de contrato finalizado, em que o consumidor precisa ficar pelo menos 12 meses com a oferta.

Na análise do pré-pago, Rio de Janeiro e São Paulo estão praticamente equiparados, pois não foram encontradas diferenças expressivas de tarifas.

Vários pacotes oferecem um benefício além da quantidade de dados e de minutos de voz, como, por exemplo, o pacote mais em conta para o perfil Pouco Conectado, da Oi, inclui 100 minutos para qualquer operadora e uso do WhatsApp ilimitado.

Segundo a Proteste, é muito importante analisar os serviços inclusos em cada pacote antes da decisão final. "Pode valer a pena contratar um pacote com menos dados, mas que ofereça acesso a sites e aplicativos gratuitamente por todo o mês. Além disso, dependendo das necessidades do cliente, o pré-pago pode compensar se o mesmo valor fixo mensal for mais bem utilizado em forma de créditos", avalia a associação.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site