Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
5 coisas que (des)aprendi no programa de aceleração da Singularity University
5 coisas que (des)aprendi no programa de aceleração da Singularity University
Home > Inovação

5 coisas que (des)aprendi no programa de aceleração da Singularity University

Fabio Ivatiuk, CEO da Beetools, compartilha as principais conclusões que tirou durante um dos mais concorridos programas de inovação

Por Fabio Ivatiuk*

04/09/2019 às 14h25

Foto: Singularity University/Divulgacao

Legenda:

O Global Startup Program, programa de aceleração da Singularity University, é uma experiência muito enriquecedora e diferenciada. Muito além de simplesmente acelerar as startups, o programa estimula o pensamento inovador e incentiva os participantes a avaliarem o engajamento e impacto positivo à sociedade.

Durante os dois meses presenciais do programa, tive acesso e fui exposto a uma quantidade imensa de informações, conhecendo empreendedores que transformaram meu entendimento e visão de mercado, percepção do que é importante para um negócio e perspectivas para o futuro.

Compartilho abaixo cinco aprendizados, ou melhor, desaprendizados, que tirei de minha participação no programa da Singularity representando a Beetools, startup que alia tecnologias ao ensino de idiomas que fundei em 2018.

1. O futuro está muito mais próximo do que a gente imagina

Durante as etapas presenciais do programa, que ocorreram em Copenhagen, Dinamarca, na NASA e no Vale do Silício, assistimos a apresentações com especialistas das mais diversas áreas de tecnologias exponenciais. Através dessas apresentações e outras interações ao longo de nossa estadia, tivemos acesso a muitas coisas que já estão acontecendo e nem mesmo imaginávamos, assim como coisas que acreditamos que irão acontecer daqui a 10 anos e em menos de dois já estarão presentes, principalmente, em áreas relacionadas à Inteligência Artificial.

O avanço exponencial dessa tecnologia, em específico, irá permitir que tarefas que, hoje, são executadas exclusivamente por humanos possam ser realizadas de forma mais rápida, barata e eficiente por uma máquina. De fato, isso vai fazer com que milhares de empregos deixem de existir. Por outro lado, temos a chance de desenvolver soluções e tecnologias e, assim, abrir oportunidades de carreiras mais especializadas, e isso pode acontecer muito antes do que imaginamos.

2. A importância de ter um propósito e um Moonshot

O MTP (Massive Transformative Purpose) é o nosso propósito de transformação, isto é, a missão que irá impactar a vida de outras pessoas. O MTP é o que vai fazer você se manter engajado e motivado nos momentos mais difíceis da sua jornada. Já o Moonshot é o seu "tiro de longo prazo", onde você quer chegar em 10 anos. É muito importante você saber disso desde já para começar o trabalho e se manter com o seu propósito durante a caminhada.

3. Pessoas brilhantes que idolatramos são só pessoas como nós

Durante o período que passamos em curso, tivemos a oportunidade de poder conhecer melhor pessoas brilhantes que nos inspiram. Foi transformador perceber que elas são apenas pessoas, assim como eu e você. A diferença é que elas estabeleceram um propósito ousado e seguiram ele até o fim. Elas são pessoas que simplesmente ignoraram aqueles que diziam que algo "não iria dar certo". Saber disso é muito inspirador e motivador e mostra o quanto nossas crenças são limitantes.

4. O futuro é bem melhor do que imaginamos

Quando lemos notícias temos sempre a impressão de que o mundo está se tornando, gradativamente, um lugar pior. No entanto, alguns números mostram exatamente o contrário. Historicamente, nunca houve tão poucas guerras, mortes por fome, pessoas alfabetizadas e diminuição da pobreza extrema.

A tecnologia permite que cada vez mais produtos e serviços sejam acessíveis a uma parcela maior da população global. A inteligência artificial vai eliminar muitos empregos, por exemplo? Sim, mas também vai criar outros mais. Além disso, a tecnologia vai fazer com que mais pessoas tenham acesso a uma educação melhor ou um atendimento médico que jamais poderiam pagar em outro cenário ou contexto.

5. O segredo está na convergência de tecnologias

Quando combinamos diferentes tecnologias obtemos resultados incríveis. A Realidade Virtual aliada à Inteligência Artificial (IA) pode transformar a educação; a IA, em conjunto com a nanotecnologia, tem o potencial de mudar para sempre a medicina; Big Data e sensores de movimento podem reinventar a administração pública, e esses são apenas alguns exemplos de convergências. As tecnologias exponenciais combinadas podem potencializar ainda mais transformações jamais vistas!

*Fabio Ivatiuk é CEO e cofundador da Beetools

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site