Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
20 anos depois: Windows 10 segue os passos do Windows 95
20 anos depois: Windows 10 segue os passos do Windows 95
Home > Inovação

20 anos depois: Windows 10 segue os passos do Windows 95

Novo sistema da Microsoft tem mais em comum com o clássico software do que você imagina. Veja nossa lista de semelhanças entre eles.

PC World / EUA

24/08/2015 às 18h12

windows952015_625.jpg
Foto:

O Windows 95 completa 20 anos nesta segunda-feira, 24/8, e representa mais do que apenas história para a Microsoft.

O lançamento do Windows 10 no mês passado tem muitos paralelos ao sistema que a Microsoft lançou há duas décadas. Se você puder olhar além do óbvio abismo de capacidades entre os softwares (o Windows 95 exigia um processador 386DX, 4MB de RAM, e 55MB de espaço livre), o Windows 10 tem mais em comum com o Windows 95 do que qualquer versão que o precedeu.

Veja alguns exemplos disso abaixo:

- O Windows 95 foi a primeira versão a incluir o menu Iniciar. Sua criação foi liderada por um psicólogo behaviorista cujo trabalho era tornar o Windows mais fácil de ser usado. A Microsoft ficou tão empolgada com isso que baseou toda a sua campanha de marketing em torno disso, com a música “Start me Up”, dos Rolling Stones, sendo usada nos comerciais de TV. Apesar de a Microsoft ter tentado acabar com o menu Iniciar no Windows 8, substituindo-o por um app launcher de tela cheia, o menu Iniciar acabou voltando no Windows 10. 

- A Microsoft entrou na “guerra dos navegadores” no Windows 95 com o primeiro lançamento do Internet Explorer. Em alguns anos, ele já tinha superado o Netscape como o navegador mais usado na web. Nos últimos 20 anos, a concorrência do Google Chrome e do Mozilla Firefox acabou com a liderança do IE, e agora a Microsoft está começando tudo de novo com o novo navegador Edge.

- O Windows 95 representou um grande salto à frente para multitarefa, graças à sua barra de tarefas que permitia aos usuários mudarem rapidamente entre os programas. A Microsoft não fez muito para bagunçar esse conceito nas décadas seguintes, mas o Windows 10 traz outro grande avanço: o novo recurso Virtual Desktops permite que os usuários mudem rapidamente não apenas de apps, mas de conjuntos inteiros de programas e janelas.

- Em um nível mais fundamental, o Windows 95 também foi a primeira ação da Microsoft em direção a um sistema operacional conectado à Internet. Apenas veja essa frase de Bill Gates no lançamento do Windows 95: 

“O Windows 95 facilita a busca por informações, e inclui muitos recursos para interagir a partir de um único PC e se comunicar com outras pessoas, seja pela Microsoft Network, ou e-mail eletrônico, ou compartilhando arquivos, eu realmente sinto que o PC tornou-se uma grande ferramenta de comunicação, e o Windows 95 é um grande passo nessa direção.”

- No Windows 10, as comunicações com a Internet estão tramadas no tecido do sistema (para o bem e para o mal). Clicar no menu Iniciar mostra os Live Tiles com detalhes brilhantes sobre o clima, compromissos da agenda, e novas notícias. Em vez abrir um navegador para fazer uma busca na web, você pode apenas acionar o Cortana pela barra de tarefas. A integração com o OneDrive te permite compartilhar arquivos com alguns clique, e o app embutido para Xbox te permite ficar de olho no que os seus colegas de games vem fazendo. 

 

Apesar de todas essas similaridades, a grande pergunta permanece sendo se o Windows 10 tem algumas chance de ser tão amado quanto o Windows 95 foi. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, pelo menos tem falado que quer que as pessoas amem o Windows, em vez de apenas tolerá-lo. Com o Windows 95 chegando aos 20 anos, talvez pegar muita coisa emprestada do seu “livro de regras não seja uma má ideia.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site